Loading...
Menu

14 JUL

UNE PARTIE DE SOI

Cie. O Ultimo Momento - João Paulo Santos

NOVO CIRCO

UNE PARTIE DE SOI
14 JUL (qui) – 21h30


DURAÇÃO
35 min

CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA
M/6+

BILHETES
10€ Adultos
5€ Crianças (até aos 11 anos)

Estes bilhetes incluem os espectáculos Une Partie de Soi e Cir-K


BILHETEIRA

BILHETES À VENDA TAMBÉM EM
Aljezur – Casa Lavrar o Mar – Rua João Dias Mendes, 46
UNE PARTIE DE SOI
«Une partie de soi» (uma parte de si mesmo) é uma travessia vertical que relata a viagem de uma vida, mostrando o indivíduo para além do acrobata. Num círculo e em proximidade, num espaço requintado reduzido ao homem, ao poste e ao círculo, João Paulo Santos oferece-nos uma coreografia densa e poderosa, feita de ritornelos e de tempo alongado.
Como se se encontrasse num tapete rolante, e sem nunca tocar o chão, o acrobata testa o mastro chinês e mostra um lado pouco visto do aparelho. Sentem-se, deixem-se levar, o corpo conta-vos a história da alma. “Com os meus olhos fechados, observo-me, como se estivesse fora do meu corpo. De lá de cima, sinto o borbulhar dentro de mim.” Neste estado criativo vibrante que caracteriza o seu trabalho, João Paulo Santos pretende contar a história de uma vida dedicada a uma arte que moldou a carne e o lugar no mundo de quem a praticou. Contar a história a partir de dentro, levando o seu tempo para os detalhes e a sinceridade.
Ao distanciar-se voluntariamente da sua assinatura corporal, usou uma linguagem coreográfica radicalmente diferente, marcada pela lentidão e suspensão, de forma a destacar a densidade do movimento, assim como da relação única que tem com o mastro chinês. O público, convocado em roda, é convidado para uma cerimónia discreta, cujos gestos, tão poderosos como humildes, falam-nos do tempo vivido e do seu rasto presente em nós.
FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA

/criação e interpretação João Paulo Santos
/cumplicidade artística Nathan Israël
/apoio na pesquisa e qualidade do movimento Marie-Anne Michel
/apoio à criação Elsa Caillat
/composição musical Tiago Cerqueira
/desenho de luz Enzo Giordana