Loading...
Menu

26 JUN - 15 JUL

EPPUR SI MUOVE…

CANDELA VARAS

CURADORIA DE CINEMA

EPPUR SI MUOVE…

As partilhas e trocas entre o cinema e a dança são enormemente enriquecedoras. A câmara torna flexível o espaço e o corpo, facultando-lhes a possibilidade de transcenderem as limitações do palco. Nesta união entre cinema e dança, os movimentos já não são exclusivamente corporais, estendendo-se ao processo de articulação audiovisual, desde a captura da imagem à sua edição. Isto permite-nos explorar inúmeras possibilidades, montagens e efeitos que manipulam o tempo, oferecendo ao espectador uma nova percepção do corpo em movimento. Por outro lado, os corpos, na história do cinema, têm sido representados de formas muito distintas com significados diversos. Apresentamos aqui uma selecção de filmes, onde a fisicalidade, o prazer do movimento e a voz mostram corpos (específicos) com inscrições sociais, sexuais, geográficas, entre outros, sendo os corpos sempre de personagens vivas que agem e interagem entre si.
Os filmes seleccionados são filmes distribuídos em Portugal, que abrangem a década de 2013 a 2021. Alguns remetem para histórias do foro pessoal, outros, centram-se no colectivo. Nestas 6 projecções, encontraremos histórias atravessadas por temáticas como a dissidência sexual, a liberdade, a maternidade, o luto, a aprendizagem, a sexualidade e o amor.

Eppur si muove…
CANDELA VARAS BIOGRAFIA

Desde 2016 é directora e programadora do Cineclube de Tavira e da MOSTRA (22ª edição) de cinema ao ar livre de Tavira. Desde 2019 é co-directora e programadora do Festival Internacional de Cinema e Literatura do Algarve (3ª edição). É licenciada em Direito. Pós-graduada em Didáctica da Filosofia e Mestre em Sociologia e Ciência Política.
Foi doutoranda e membro associado de investigação do Centro de Estudos Superiores da Universidade de Leipzig, Alemanha. Leccionou no Instituto de Estudos Superiores Isidoro da Graça (IESIG), actual Universidade do Mindelo, Cabo Verde. Foi pesquisadora a da Unia ArteyPensamiento de Andaluzia, co-autora do livro "Sevilla Imaginada" (Sevilha, 2011).