Loading...
Menu

LAVRAR O MAR

Lavrar o Mar - as artes no alto da serra e na costa vicentina, é um projecto artístico e cultural criado em 2016 pela Cooperativa LAVRAR O MAR financiado pelo programa 365 Algarve, pela Direcção Gerald as Artes, pelo programa Crescalgarve 2020 e pelos municípios de Aljezur e de Monchique que abrange a região sudoeste portuguesa do Algarve.
A Costa Vicentina é um parque natural com 110 km de extensão, possuindo uma paisagem única repleta de montanhas, florestas de pinheiros e sobreiros, campos agrícolas, falésias e o oceano. A diversidade da fauna e flora e a preservação da natureza são uma das principais preocupações das populações locais.
Lavrar o Mar promove as artes performativas contemporâneas: dança, música, teatro performance e novo circo, convidando companhias europeias e nacionais a apresentar obras que estão a circular pela Europa e Portugal e que de alguma forma, estão ligadas aos temas do nosso pensamento artístico. Não existem teatros neste território, mas respira-se um ambiente natural deslumbrante. O nosso programa convida artistas e públicos a experimentar a transformação dos ambientes naturais em espaços de apresentação artística. Esses espaços naturais de actuação informam as obras de arte de forma a que o resultado seja muito singular, uma mistura entre arte e natureza, onde a luz, os cheiros, a ruralidade e a vida do mar, resultam em experiências estéticas e sensoriais que se centram em assuntos como o fogo, o ar, a água e a terra. Procuramos locais menos conhecidos, tanto em terra como em ambientes aquáticos, como praias, portos de pesca, falésias altas e vistas deslumbrantes sobre o imenso Oceano Atlântico. Desde os tempos antigos, as pessoas que aqui vivem, trabalharam tanto a terra como o mar. Quando o mar não permite, elas voltam-se para a terra, arando e semeando.
Focamo-nos nesta dualidade e trabalhamos as artes do espectáculo, com o objectivo de envolver as populações locais portuguesas e estrangeiras, bem como muitos viajantes que agora descobrem esta região também através das artes. O programa que desenvolvemos desde 2016 foi implementado em dois concelhos, um que tem o Oceano Atlântico como força maior: Aljezur; e o outro em plena serra: Monchique, a cerca de 900 metros de altitude acima do nível do mar.

No que diz respeito ao trabalho que realizamos, este tem duas dimensões: uma que é composta por residências onde os artistas estudam as culturas locais das tradições rurais e da água, identificando aspectos que desejam investigar para depois os transformarem artisticamente; e o outro que consiste em convidar espectáculos que de alguma forma estão ligados às temáticas do projecto.

Com este triângulo: arte, cultura e natureza, conseguimos desencadear nos últimos três anos, uma dinâmica cultural nova e que se vem enraizando no território através da realização regular de experiências artísticas únicas, que se constituem numa programação em época baixa e que ilumina com um outro tom, o outono, o inverno e a primavera desta costa e desta serra.

QUEM SOMOS

LA LAVRAR O MAR Cooperativa Cultural CRL. foi fundada em 2014 com o nome de COSANOSTRA Cooperativa Cultural, que entretanto se veio a alterar para o seu nome actual. A sua missão centra-se no desenvolvimento de projectos artísticos e culturais em Portugal.
Focamo-nos na prática das artes performativas contemporâneas e no modo como estas se relacionam com os diferentes contextos sociais, territórios e realidades culturais. Os nossos programas culturais assumem diferentes formas, dimensões e durações. A cooperativa tem trabalhado maioritariamente em Portugal, mas também na Austrália, em Itália e Cabo Verde.

O objecto da nossa actividade pode ser resumido por:
  • Criações artísticas e produções em teatro, dança, música, novo circo, estabelecendo-se muitas vezes pontes interdisciplinares;
  • Pesquisa nas artes performativas;
  • Programação cultural;
  • Edição de música e literatura;
  • Direcção artística de festivais, temporadas de teatro e diversos programas culturais;
  • Desenvolvimento de conceitos e implementação de projectos comunitários artístico-educativos.
Neste momento, o nosso trabalho foca-se numa zona rural, com baixa densidade populacional, no sudoeste de Portugal, em Aljezur, Monchique, Odemira e Santiago do Cacém. O objectivo é assegurar uma actividade cultural de alta qualidade, que age em profundidade, de modo a desenvolver uma dinâmica cultural regular e a longo prazo.
Trabalhamos com uma jovem equipa de profissionais que quiseram deixar os seus estilos de vida urbanos para vir trabalhar na construção desta iniciativa. Giacomo Scalisi e Madalena Victorino são os directores artísticos da cooperativa LAVRAR O MAR.

PROJECTOS

Lavrar o Mar – projecto de programação artística transdisciplinar nos concelhos de Aljezur e de Monchique;
Lavrar o Mira e a Lagoa – projecto de programação artística transdisciplinar nos concelhos de Santiago do Cacém e de Odemira;
Bowing – projecto artístico de integração de emigrantes do concelho de Odemira social e economicamente desfavorecidos por via de laboratórios performativos;
Miragem - programa artístico-pedagógico para as escolas do concelho de Odemira;
Touro Azul – programa turístico-cultural de 16 passeios entre Santiago do Cacém e Sagres fortemente ligados à cultura local e aos seus habitantes.

O QUE ALCANÇÁMOS

Estruturou-se esta programação em torno do binómio artes do espectáculo e cultura local, com o objectivo de envolver não somente populações locais de todas as idades, portuguesas e estrangeiras, como também viajantes e turistas, que ao chegar a este território, descobrem a cultura deste lugar através das artes, da sua pesquisa e prática, vendo a concretização dos projectos acontecer em plena natureza ou em espaços edificados, referenciais de uma cultura rural forte e identitária desta região.
Neste Algarve mais desertificado, longe das praias com grande afluência turística, temos vindo a contribuir para um fluxo de pessoas que chega atraído pelos nossos espectáculos e pela programação que apresentamos. Tendo como valor, desencadear uma dinâmica de fruição e experiência artística de grande qualidade e acessível a todos sem excepção, encontramo-nos agora no 4º ciclo de trabalho com o objectivo de que a acção já iniciada, testada e desenvolvida se possa sedimentar, consolidar e aprofundar de forma estruturada e duradoura para o futuro.

O QUE QUEREMOS ALCANÇAR

Aprofundar o envolvimento de artistas com pessoas que vivem na região e a oportunidade do público conhecer aspectos menos óbvios da cultura local através de encontros significativos com as artes performativas.
Queremos prosseguir com esta programação que responde aos desafios deste programa: dinamizar local e transversalmente para atrair quem chega a visitar esta região através de uma programação artística que só aqui acontece, porque surge numa paisagem única, feita com as pessoas que a habitam e a esculpem quotidianamente.
Através da programação artística, procuramos promover o pensamento crítico e a reflexão colectiva dos grandes assuntos da actualidade, oferecendo ao público que nos visita novas visões e novas propostas para enfrentarmos os desafios do presente e do futuro, de Portugal e do mundo.

ALJEZUR E MONCHIQUE

LAVRAR O MAR é um projecto Lavrar o Mar - Cooperativa Cultural CRL

EQUIPA E COLABORADORES

Direcção Artística e Programação
Giacomo Scalisi, Madalena Victorino

Direcção Técnica e de Produção
Joaquim Madaíl

Técnico
Rui Barbosa

Gestão Financeira
Sandra Correia

Gestão Administrativa
Sandra Sanches

Comunicação
Marisa Miranda

Produção
Marije van Woerden, Ana Carvalho

Fotografia
João Mariano

Vídeo
Thomas Ortegat-Traen

Design
1000olhos

FINANCIADO POR

APOIO

APOIO À COMUNICAÇÃO