23 jun 2024 — Centro de Retiros Karuna · Monchique
A companhia de teatro Formiga Atómica regressa a Monchique para mostrar o mini-documentário em vídeo que contou com a participação de Ana Ferraz, de Monchique. Ana fala-nos sobre uma paisagem florestal que já não existe, mas que é evocada através da memória que guarda dos dias, em 2003 e 2018, em que viu tudo desaparecer à volta do Centro de Retiros Karuna, em plena serra de Monchique, pela força do fogo. Um lembrete de que há lições que ficam por aprender depois da repetitiva destruição e do renascer das cinzas.
Além da exibição deste mini-documentário, neste encontro - que encerra a residência artística que a Formiga Atómica desenvolveu em Aljezur, Odemira e Monchique em 2023 - haverá ainda uma conversa com o público presente sobre a emergência climática que enfrentamos e uma merenda para partilhar.
O testemunho de Ana Ferraz, de Monchique, integra uma colecção mais ampla de curtos vídeos documentais, uma colecção de lugares desaparecidos intitulada “Regresso ao Futuro”, que retrata as marcas da passagem do tempo e o impacto das alterações climáticas na paisagem e na construção dos lugares.
“Regresso ao Futuro”, com realização de JUNO, foi uma das actividades de O caminho para “Terminal (O Estado do Mundo)”, um extenso processo de pesquisa da Formiga Atómica que percorreu Portugal ao longo do ano passado, passando também por Aljezur, Odemira e Monchique, e que antecedeu a criação do espectáculo Terminal (O Estado do Mundo) que é apresentado nos dias 28 e 29 de junho, pelas 21h30, no âmbito da programação do Teatro de Palha, Zona Industrial da Feiteirinha. Todas as pessoas, especialmente, aquelas que inspiraram esta nova peça, estão convidadas a assistir.
/Realização JUNO
/Música Hélder Gonçalves
/Mistura de som Nelson Carvalho
/Concepção e direcção do projecto Inês Barahona e Miguel Fragata
/Produção executiva Luna Rebelo e Sofia Bernardo
/Assistente de produção e mediação Beatriz Brito
/Produção Formiga Atómica
/Co-produção Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas, Centro Cultural do Cartaxo, Cine-Teatro São Pedro de Alcanena, Comédias do Minho, Companhia Mascarenhas-Martins, Lavrar o Mar, Município de Mértola, Município de Setúbal, Teatro Municipal de Ourém, Teatro Nacional Dona Maria II em parceria com a Fundação Calouste Gulbenkian, Teatro Nacional São João, Teatro Virgínia, Teatro Viriato, Trigo Limpo teatro ACERT, Théâtre du Point du Jour, Festival d'Avignon