08 a 12 nov 2023 — Monchique
“WAVE DANCE +55” (laboratório + espectáculo) desafia um grupo de participantes maiores de 55 anos e seniores a criar e a apresentar um espectáculo de dança dirigido pelo coreógrafo Rafael Alvarez, cujo processo criativo é desenvolvido através de um laboratório coreográfico intensivo, explorando diferentes linguagens, ferramentas e metodologias de composição em dança contemporânea.
Uma imagem motiva e inspira a criação deste espectáculo, permanecendo invisível, mas presente ao longo de todo o processo criativo – “A Grande Onda de Kanawaga”, obra icónica do pintor japonês Hokusai criada em 1830 e reproduzida a partir de meados de 1870 através de uma série de litografias partindo da técnica tradicional de estampa japonesa, conhecida por ukiyo (literalmente, “mundo flutuante”).
Este projecto criado e apresentado desde 2019, envolvendo localmente diferentes grupos de participantes das comunidades onde foi apresentado (Lisboa, Palmela, Porto, Ponte de Lima, Famalicão, Ponta Delgada, Paris, Tóquio, Bangkok, Malásia), parte de uma exploração partilhada da individualidade, autonomia, identidade artística e criatividade de cada intérprete participante, propondo criar estruturas e partituras coreográficas acessíveis, baseadas num vocabulário comum, com foco na forma e no movimento, nas emoções e nos sentidos, nas leituras e metáforas desenhadas a partir do corpo, estimulando a criatividade através do prazer de dançar num projecto de envelhecimento criativo.
“WAVE DANCE +55” é apresentado no âmbito do programa LABAT – Actividades de Formação entre o Laboratório Artístico e o Atelier de Artista da Lavrar o Mar. Espaços de experimentação e de criação, em que as pessoas podem experimentar a própria imaginação, a realização e o pensamento através das artes e, simultaneamente, este público participante contribui para a investigação e a pesquisa desenvolvidas pelos artistas que convidámos.
/Direcção Artística e Coreografia Rafael Alvarez /Cocriação e Interpretação Academia Sénior e outras pessoas de Monchique /Direcção Técnica e Desenho de Luz Nuno Patinho /Produção e Difusão BODYBUILDERS | Rafael Alvarez
WAVE foi criado em 2019 com o apoio à criação da DGARTES.
As apresentações de “WAVE +55” agendadas ao longo de 2023 realizam-se no âmbito do Projecto TSUGI+ promovido pela BODYBUILDERS com o apoio do Programa Arte e Envelhecimento Activo da DGARTES.
“Wave Dance +55” culmina com a apresentação do espectáculo, com o mesmo título, que resulta do laboratório coreográfico intensivo, dirigido pelo coreógrafo Rafael Alvarez, através do qual, um grupo de participantes maiores de 55 anos e seniores explorará diferentes linguagens, ferramentas e metodologias de composição em dança contemporânea.
O espectáculo convida todos os seus participantes e públicos a mergulhar numa viagem ao Japão para descobrir através de um diálogo silencioso, a simplicidade e a potência dos principais materiais presentes ao longo da criação - luz e sombra, corpo e papel. Este convite duplo à viagem e à quietude, guiado pela Onda de Hokusai, flutua a Oriente e a Ocidente, numa coexistência de leituras e imagens, onde menos é mais.
/ficha artística
/Direcção Artística e Coreografia Rafael Alvarez /Cocriação e Interpretação Academia Sénior e outras pessoas de Monchique /Direcção Técnica e Desenho de Luz Nuno Patinho /Produção e Difusão BODYBUILDERS | Rafael Alvarez
WAVE foi criado em 2019 com o apoio à criação da DGARTES.
As apresentações agendadas ao longo de 2023 realizam-se no âmbito do Projecto TSUGI+ promovido pela BODYBUILDERS com o apoio do Programa Arte e Envelhecimento Activo da DGARTES.
/Classificação etária
M/6+
“Na Onda da Distância”, de um lado e do outro, dois corpos navegam em silêncio por uma dança frágil que é onda e maré de encontros e desencontros. Perto e longe, os dois mergulhadores descobrem-se num diálogo invisível de memórias e histórias que não nos pertencendo invadem os nossos imaginários. Um espectáculo de papel desenhado a partir de uma dança aberta de sentidos e mergulhos noutras leituras – longe e perto, mais perto do que longe, a oriente e a ocidente, os dois intérpretes de um e de outro lado do oceano, trazem à superfície um mar de ilusões. Na onda da distância e à distância de uma onda que se aproxima, descobrem e revelam sombras e fantasmas. Nos seus corpos e mundos flutuantes naufragam desejos de memórias invisíveis escritas e respiradas no silêncio do espaço vazio do palco de papel que esconde e revela o movimento que os abraça. E no intervalo de uma onda dão lugar ao encontro (de uma outra onda).
Uma imagem iniciática motiva a criação deste projecto, permanecendo invisível, mas presente – “A Grande Onda de Kanawaga”, obra icónica do pintor japonês Hokusai criada em 1830 e reproduzida a partir de meados de 1870 através de uma série de litografias partindo da técnica tradicional de estampa japonesa, conhecida por ukiyo (literalmente, “mundo flutuante”).
/ficha artística
/Direcção Artística e Coreografia Rafael Alvarez /Interpretação Rafael Alvarez e Noeli Kikuchi originalmente interpretado por Yuta Ishikawa /Direcção Técnica e Desenho de Luz Nuno Patinho /Cenário e Figurinos Rafael Alvarez /Produção e Difusão BODYBUILDERS | Rafael Alvarez /Co-produção 23 Milhas – Ílhavo e BODYBUILDERS | Rafael Alvarez
/Residências Le Carreau du Temple Paris, Ryogoku Bear Tóquio, Rimbun Dahan Malásia, Estúdios Vitor Córdon / CNB Lisboa, O Espaço do Tempo Montemor-o-Novo
/Parcerias Escola Superior de Dança/IPL Lisboa, Escola de Artes/Universidade de Évora Évora, Escola Superior de Arte e Design – Caldas da Rainha/IPL Caldas da Rainha, CHAIA – Centro de História de Arte e Investigação Artística, Fundação LIGA, FIAR – Palmela, EIF (E) – Escola Informal de Fotografia Espectáculo
/Apoio Camões - Centro Cultural Português em Tóquio / Embaixada de Portugal em Tóquio Camões - Centro Cultural Português em Banguecoque
Projecto WAVE apoiado pela República Portuguesa - Cultura / Direcção-Geral das Artes
/Classificação etária
M/6+