Loading...
Menu

26 MAIO
MONTE CLÉRIGO - ALJEZUR

CREDO

ORCHESTRA DI PIAZZA VITTORIO
ITÁLIA

Música
ALJEZUR

ALJEZUR - MONTE CLÉRIGO
26 Maio · 19h

MORADA:
Ponto de Encontro - Monte Clérigo



Devido às condições do espaço e a um percurso pedonal de aprox. 1km até ao local de apresentação, recomendamos que tragam calçado confortável para caminhar e um banco portátil / manta / almofada para se sentar. Para pessoas com restrições de mobilidade, está previsto um transporte neste percurso.



DURAÇÃO: 1h
CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA: M/12
BILHETES: 5€ Preço único

BILHETEIRA
Um concerto-oratória intimista composto a partir de textos originais de José Tolentino Mendonça. Na procura de um sentido musical para a expressão “diálogo intercultural”, Credo resulta num tom confidencial, não apontando a referências específicas mas abordando a música sacra do mundo com extrema liberdade estilística.

Inserido agora na deslumbrante paisagem da Costa Vicentina, num promontório junto à Praia do Monte Clérigo, oferece ao público um repertório múlti-étnico e a experiência imperdível de ouvir os deuses aproximarem-se do sol.

WEBSITE: http://www.orchestrapiazzavittorio.it/credo/

O espectáculo decorre em área protegida do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, pelo que apelamos ao maior respeito e cuidados possível com o local. Normas disponíveis para download.
Credo
“Crer é uma condição necessária para viver. Quer seja uma doutrina, um pensamento ou uma qualquer relação entre pessoas, aquilo em que crês define o teu caminho na vida. É aquela magia natural das crianças e que se perde inevitavelmente ao crescer, quando se desenvolve o pensamento, ao lado da saudade e de um impulso irresistível de voltar a crer nas coisas que não se vêem. É isso que iremos cantar, através das palavras escritas e escolhidas por José Tolentino de Mendonça. Será uma partitura de músicas para nove intérpretes e instrumentistas de proveniências muito diferentes. O canto harmónico, Britten, o canto sufi, o canto responsorial, a Kora, a voz dos Griots, o violoncelo, o baixo elétrico e os sons elaborados, o alaúde, a nyckelharpa, Rossini, o contratenor, são as vozes desse Credo. Uma oração íntima, não ritual, para quem acredita que Deus existe mas também para quem, observando uma estrela ou diante de um desastre, reza para que Deus exista."
Mario Tronco, Maestro Orchestra di Piazza Vittorio

“O que melhor expressa a experiência de Deus, em qualquer língua e em qualquer credo, é o silêncio. A fé é uma manifestação de confiança no silêncio. Talvez por serem hermenêuticas do silêncio, as religiões mantêm com a música uma relação tão íntima, tão inesperada, tão criativa, tão verdadeira. Nietzsche escreveu que ”sem a música, a vida seria um engano”. Religião e música encontram-se aí: na busca e na tradução de um sentido para a vida."
José Tolentino Mendonça, poeta, teólogo, autor do libreto CREDO
Direcção Musical e Artística: Mario Tronco Textos originais: José Tolentino Mendonça
Seleccionados de: Ibn Arabi, Giordano Bruno, Giorgio Caproni, Zvi Kolitz, Fernando Pessoa
Música de: Orchestra di Piazza Vittorio, Gioachino Rossini, Benjamin Britten, Guillaume de Machaut, canti sufi
Produção e Arranjos: Mario Tronco, Leandro Piccioni e Pino Pecorelli

ORCHESTRA DI PIAZZA VITTORIO
Houcine Ataa Voz
Viviana Cangiano Voz
Danilo Lopes da Silva Voz
Kyung Mi Lee Violoncello
Kaw Dialy Madi Sissoko Voz e Kora
Pino Pecorelli Baixo e Electrónica
Leandro Piccioni Orgão e Teclados
Raffaele Schiavo Voz
Ziad Trabelsi Voz, Oud e w’tar

Cenografia: Lino Fiorito
Desenho de Luz: Daniele Davino
Som: Angelo Elle
Assistente de Produção: Stefano Cristi
Supervisão de Figurinos: Katia Marcanio
Director Técnico: Lorenzo Policiti

Uma Co-produção: Festival Todos 2015 e Vagabundos S.r.l